top of page
  • Foto do escritorFCAMP

Crédito de Carbono para Usinas de Geração Distribuída. Como certificar minha usina?

No mercado atual, a busca por fontes de energia limpa e sustentável tem sido uma prioridade crescente para empresas e consumidores conscientes. É nesse contexto que a certificação I-REC se destaca como um selo de qualidade e confiabilidade para projetos de micro e minigeração distribuída de energia renovável.


A certificação I-REC, ou International Renewable Energy Certificate, atesta a origem renovável da energia gerada por um determinado projeto. Isso significa que os consumidores podem ter a garantia de que a eletricidade que estão adquirindo foi produzida a partir de fontes limpas, como solar, eólica, hidrelétrica ou biomassa.


Para projetos de micro e minigeração distribuída, a certificação I-REC é especialmente relevante, pois permite que os proprietários desses sistemas demonstrem o seu compromisso com a sustentabilidade e contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, possibilita a geração de receita adicional para os proprietários dos sistemas.


A geração dos certificados é feita conforme a quantidade de energia gerada no período determinado, seja mês ou ano e a cada 1MWh ou 1.000kWh é possível gerar um certificado I-REC. Esse certificado pode ser vendido para empresas que buscam mitigar suas emissões declaradas no inventários de GEE e atestar seu compromisso ambiental ao mercado


Existem no mercado diversos certificados e padrões de créditos de carbono, e cada padrão possui seu procedimentos e taxas de auditoria. Padrões como VERRA para geração de créditos de carbono, possuem viabilidade financeira para projetos acima de 15MW devido a complexidade da metodologia e das auditorias. O I-REC por se tratar de um certificado de energia renovável, possui o procedimento mais simplificado e custos viáveis para projetos de micro e minigeração.


Documentação necessária para registrar minha usina:
  1. Autorização de conexão (Parecer de Acesso ou Orçamento de Conexão);

  2. Documentos do proprietário;

  3. Termos de compromissos do auditor;

  4. Não possuir outro certificado de carbono ou de energia (dupla contagem);

  5. Estar com a usina conectada;

  6. Faturas de energia.


Na FCAMP, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a obter a certificação I-REC para seus projetos de micro e minigeração distribuída. Nossos especialistas oferecem todo o suporte necessário, desde a avaliação da elegibilidade do projeto, no registro da usina, emissão e na comercialização do certificado no mercado.

24 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page