top of page

Solicitação de Conexão à Rede de Micro e Minigeradora Hidrelétrica CGH

A solicitação de acesso de micro e minigeração de fonte hídrica à rede também chamados de Orçamento de Conexão, é o processo técnico/regulatório que os geradores devem submeter a distribuidora para receberem a autorização de conexão e injeção de energia à rede. A documentação e regras para realizar o pedido junto a distribuidora está previsto na Resolução Normativa 1.000/2021, Art. 63 da ANEEL e nos Procedimentos de Distribuição – PRODIST, e valem para todas as distribuidoras do Brasil.


Para elaboração do projeto é fundamental consultar as normas de conexão de cada distribuidora, pois podem haver variações de critérios de proteção e interpretações das nomas da ANEEL. O pedidos de Orçamento de Conexão para projetos de micro e minigeração distribuída (GD) com potência de até 3MW para usina solar e de 5MW para hidrelétrica e biomasssa, o procedimento é realizado junto a distribuidora em que o gerador será conectado e assim participar do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCCE).


Imagem 1 - Micro hidrelétrica 32kW on-grid


Documentação e Prazos

A documentação listada abaixo segue as diretrizes da ANEEL e podem variar para cada distribuidora. Os projetos de geração hídrica seguem as mesmas regras de um projeto solar fotovoltaico, porém em caso de conexão sem o uso de inversores, algumas proteções adicionais podem ser solicitadas pela distribuidora.


  1. Documentação


    1. Documento de identificação do consumidor (RG ou CNH);

    2. Documento que comprove a posse do imóvel ou terreno (matricula do imóvel, contrato de locação e outros);

    3. Cadastro Ambiental Rural (CAR) para imóveis rurais;

    4. Procuração;

    5. Formulário de Solicitação (conforme padrão de cada distribuidora);

    6. Memorial descritivo do projeto;

    7. Ficha técnica dos equipamentos;

    8. Registro INMETRO do inversor caso aplicável;

    9. Relação de cargas;

    10. Estudo de proteção e seletividade caso necessário para fontes que façam a conexão sem o uso de inversores;

    11. Licenças ambientais (a distribuidora COPEL-PR exige a apresentação da licença ambiental para projeto de CGH e usina solar em solo).


    A distribuidora ainda pode solicitar documentos complementares caso necessário.


  2. Diagrama

Em projetos de baixa tensão (microgeração até 75kW), o gerador hidrelétrico pode ser conectado com ou sem o uso de inversores, usualmente máquinas síncronos são conectadas diretamente à rede sem inversores pois na maioria das vezes os geradores utilizados são síncronos com saída em corrente alternada. Para esses casos o uso de painel de proteção com relé é exigido pelas distribuidoras, garantindo assim a qualidade e segurança do circuito elétrico dentro do parâmetros regulatórios.


O exemplo abaixo de um diagrama da distribuidora CEMIG para conexão de máquinas sem o uso de inversores. Podemos observar dois dispositivos extras de proteção que não adotados em projeto solares, o Dispositivo de Seccionamento Visível (DSV) e o painel de proteção contendo um relé ou dispositivo lógico.




Em projeto de média tensão (minigeração >75kW até 5.000kW), as proteção ficam no relé da subestação de conexão e pode ser necessário a inclusão TP adicional para sinal da proteção 25 de sincronismo do gerador na rede.



  1. Prazos

As distribuidoras devem seguir o prazo regulamentado pela ANEEL na REN 1000, conforme:

  • Orçamento Estimado: 30 dias (para todos os acessantes).

  • Orçamento de Conexão:

    • Microgeração (até 75kW): 15 dias sem obras e 30 dias com obra. 

    • Minigeração (>75 até 5.000kW): 45 dias

  • Vistoria e Instalação do Medidor:

    • Baixa Tensão – 5 dias úteis

    • Média tensão -10 dias úteis


  1. Dicas

A verificação dos dados, documentos e cálculos são fundamentais para evitar reprovas, abaixo estão algumas pontos que são sempre importante observar antes de submeter um projeto a distribuidora e assim evitar reprovas:

1

Verificar a versão do formulário de solicitação atualizado

2

Sempre baixe a norma mais atualizada no sistema da distribuidora

3

Guarde sempre o protocolo para consultas e reclamações caso necessário

4

Envio documento atualizados e com boa resolução

5

Verifique a potência do disjuntor de entrada do consumidor

6

Enviei o máximo de informações técnicas dos equipamentos para distribuidora

7

Conferencia de dados simples pode evitar atrasos no pedido


Sistema Zero Grid e com Bateria

Novas soluções de geração surgem a cada ano e alternativas de conexão podem ser peça chave para viabilidade de um projeto. Com as limitação de rede em algumas regiões conhecidas também como Inversão de Fluxo de Potência, as empresas tem explorado o uso de baterias e sistemas sem injeção de energia a rede o Grid Zero. As duas soluções precisam ser homologadas e aprovadas pela distribuidora para garantir a segurança legal do projeto e do consumidor.



Comentários


bottom of page